1>Objetivo do Trabalho: Construir um protótipo de carrinho que possa passar por uma prova mínima num menor tempo possível e aprimorar o trabalho em grupo. |
2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Carrinho. (Todos os Materiais) - Bloco de madeira - 4 ganchos - 3 lápis - 2 tampinhas de Gatorade - 2 Cds - 2 tampinhas de refrigerante - 6 bexigas - 15 palitos de dente - Super Bonder - fita isolante - barbante - ratoeira - 2 parafusos |
3>Descreva em 8 passos a construção do carrinho. 1º passo: prendemos os ganchos no bloco de madeira; 2º passo: colocamos os lápis nos ganchos (1 na frente e outro atrás, o 3º lápis foi utilizado como haste); 3º passo: prendemos as tampinhas nas pontas dos lápis; 4º passo: prendemos os CDs nas tampinhas do eixo (lápis) traseiro; 5º passo: cortamos as bexigas e colocamos nos CDs (3 em cada CD); 6º passo: prendemos a ratoeira no carrinho; 7º passo: colocamos a haste e o barbante na ratoeira; 8º passo: colamos palitos de dente envolta dos lápis que serviam como eixos dianteiro e traseiro (8 atrás e 7 na frente). |
4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas). Peso: O carrinho possui massa e está em um local que tem gravidade. Normal: Segundo a lei da Ação e Reação, é uma força contrária ao Peso. Tração: Força que impulsiona o carrinho. Atrito: Força natural que entra em resistência com o chão. No caso, os alunos do grupo utilizaram borracha para aumentar o atrito. |
2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto) Pela busca do melhor projeto, e combinações de coisas que iam dando certo em um e em outro, foram nove projetos, mas montados e testados foram somente três. -O primeiro, se mostrava ser mais lento(fazia nos nossos testes em torno de 2.10 s) mais tinha uma estabilidade muito grande. -O segundo, que foi reconstruído em cima dos acertos que o primeiro carro tinha como nosso grande objetivo manter a estabilidade do mencionado acima com uma menor velocidade. -E paralelamente a “reconstrução” do segundo carrinho, foi feito um terceiro carrinho, que após uma bateria de testes, apresentava-se mais rápido e com estabilidade razoável. |
6> Liste Problemas Ocorridos no Carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).
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3ª Parte (na escola)
7> Para o Carrinho determine algumas grandezas físicas.
Massa | Peso | Comprimento | Largura |
150g | 1470N | 24,5cm | 18cm |
8> Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:
Grandeza | 1o teste | 2o teste | 3o teste | 4o teste | 5o teste |
Ds | 3 m | 3 m | 3 m | 3 m | 3 m |
Dt | 1,81 s | 1,79 s | 1,90 s | 1,67 s | 1,69 s |
Vm | 1,65 m/s | 1,67 m/s | 1,57 m/s | 1,79 m/s | 1,77 m/s |
Ec(m) | 0,2041875 J | 0,2091675 J | 0,1848675 J | 0,2403075 J | 0,2349675 J |
Pot(m) | 0,1128110773 Watts ou 0.000151278 HP | 0,116853352 Watts ou 0.000156698 HP | 0,097298684 Watts ou 0.000130476 HP | 0,143896706 Watts ou 0.000192963 HP | 0,139034023 Watts ou 0.000186442 HP |
9> Utilize este espaço para os cálculos: Vm = Ds/Dt Vm = 3/1,81 = 1,65 m/s Ec(m) = m*v(m)²/2 m = 150 g ou 0,15kg Ec(m) = 0,15*1,65²/2 = 0,2041875 J Pot(m) = Ec/Dt Pot(m) = 0,2041875/1,81 = 0,1128110773 Watts ou 0.000151278 HP Para acharmos os outros valores, é somente uma questão de alterar os valores com as mesmas fórmulas. |
4ª Parte (na escola)
10> Determine os valores médios de cada teste realizado na 3a Parte.
Ds | Dt | Vm | Ec(m) | Pot(m) |
3 m | 1,77 s | 1,69 m/s | 0,2146995 J | 0,12197864312 Watts Ou 0.000163571 HP |
11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição. A nossa expectativa para o dia do carrinho era alcançar as quartas-de-finais, mas por problemas com a estabilidade do carrinho nos fez parar uma fase antes. Podemos apontar como o principal motivo para a nossa decepção o fato de que o projeto era recém-construído e foi pouco testado pelos alunos. |
12> Você pretende fazer modificações no carrinho para o dia da competição? Quais? O grupo acabou optando por não fazer nenhuma mudança do dia da competição do carrinho que disputou o pole day. |
13> Conclusão Final: A competição do carrinho de ratoeira foi uma das mais importantes para o grupo, pois foi onde realmente testamos um dos conhecimentos mais importantes que adquirimos ao decorrer do ano, o Trabalho em equipe. Nosso desempenho na competição, mesmo não sendo o esperado, foi muito gratificante e conclusivo em relação ao projeto. O projeto do carrinho utilizado foi recente e, segundo nossos testes, a média de tempo esperada era em torno de 1.80 segundos, porém os principais problemas ocorridos hoje foram a Trajetória feita pelo carrinho (irregular) e a Ratoeira, que foi danificada durante os testes de hoje. Outro fato importante que pode ter ocasionado o mal resultado foi o fato de termos descartado o nosso primeiro projeto que, mesmo mais lento (2.10 segundo os nossos testes), possuía uma estabilidade muito grande devido ao seu formato e peso. Segundo o item 8, podemos perceber que a velocidade e estabilidade do carrinho estavam excelentes, mas no dia da competição não tivemos esses resultados. Podemos afirmar com base nos dados que se o projeto tivesse repetido o desempenho obtido nos testes, o resultado seria diferente e provavelmente o nosso carrinho teria ficado em 3º Lugar no geral. Finalizamos este relatório deixando claro que nós, os alunos do grupo, estamos muito contentes com o resultado do nosso projeto. |
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