terça-feira, 3 de maio de 2011

Capacitância de um Capacitor

Consideremos um capacitor qualquer, com as armaduras planas, por exemplo, e liguemos estas armaduras aos pólos de uma bateria, como mostra a Figura:


 

Em virtude desta ligação, estas armaduras receberão cargas: a armadura A, ligada ao pólo positivo, recebe uma carga +Q e armadura B, ligada ao pólo negativo, recebe uma carga -Q. dizemos, então, que o capacitor ficou carregado com carga Q. É fácil concluir que, nestas condições, há entre as armaduras do capacitor uma diferença de potencial VAB, igual àquela entre os pólos da bateria.

Pode-se perceber também que ,se o capacitor for ligado a outra bateria de maior voltagem, a carga que as placas irão adquirir será maior. Entretanto, verifica-se que, para um dado capacitor, a relação entre a carga Q adquirida e a diferença de potencial VAB aplicada é constante. Esta constante, denominada capacitância do capacitor, é característica do aparelho e é representada pelo símbolo C. Assim temos:

Fórmula de Capacitância para Equipamentos Ligados.


Fórmula de Capacitância para Equipamentos Desligados.


Fonte: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:tBS4Oe2Q6hgJ:gleidsonhenrique.files.wordpress.com/2009/04/capacitancia-de-um-capacitor.doc+capacitancia+de+um+capacitor&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjyJMH3KJcuLxUaBlOzGpW-tADzh7blR9ExXYc1Ow1HIU5r1H-r0iFxfNmYNgwTZ154IMklcRnDavntXCKkHvOYEiOYINDBeLXxSUQ-9BcQCC-Zg1Wkfu1O76kc8imk87dTp340&sig=AHIEtbQaQgaT_X4gfeaBt_aKqpsg5opL9g&pli=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário