quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Apostila 20 - Circuitos Elétricos

Página 35 - Exercício 1
No circuito, o Amperímetro A e o Voltímetro V são ideais. Sendo 'E = 20 v', 'R1 = 8Ω', 'R2 = 6Ω', 'R3 = 2Ω' e 'R4 = 1Ω', calcule as leituras em V e em A.


Página 35 - Exercício  2
No circuito da figura, os medidores são ideais, e a chave 'ch' está aberta. Determine as leituras no Amperímetro A e no voltímetro V.

Chave Desligada 
Chave Ligada 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Galvanômetro

[...] O primeiro dispositivo físico a ser usado para detectar a bioeletricidade foi o eletroscópio de palheta, pelo físico italiano Giovanni Mateucci. Ele consistia em um vaso de vidro isolado eletricamente, que continha em seu interior duas finas palhetas feitas de ouro laminado, conectadas a um bastão metálico formando um ângulo entre si. Um pequeno potencial elétrico aplicado ao bastão carregava as palhetas com a mesma quantidade de carga elétrica, fazendo que elas se repelissem entre si. Como resultado, o ângulo entre as palhetas aumentava. No entanto o eletroscópio de palheta não permitia medidas precisas.


Um melhor instrumento de medida foi conseguido apenas por volta de 1820, com o galvanômetro (cujo nome, evidentemente, homenageava Galvani). Ele utilizava o princípio do eletromagnetismo, descoberto por Oersted e Faraday. Consistia de uma bobina enrolada de fio isolado de obre, em volta de um magneto colado à uma agulha. Ao se passar uma corrente elétrica pela bobina, um campo eletromagnético era provocado, o qual interagia com o campo magnético do ímã e fazendo-o girar em torno de um eixo. O valor do desvio da agulha era medido sobre uma escala impressa, permitindo assim uma medida mais exata da corrente ou potencial elétrico. Quanto maior fosse o magneto e a bobina, mas sensível era o instrumento. O cientista suiço-alemão Emil Du Bois-Reymond desenvolveu em 1840 um galvanômetro muito sensível, e que foi um dos melhores instrumentos de medida a serem usados por muitas décadas em experimentos neurofisiológicos. Seu sensível dispositivo necessitava quase 24,000 voltas de fio em sua bobina, com mais de 5 km de comprimento! [...]


Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n06/historia/tools.htm